Flora Purim - Light as a Feather (Live in Concert)




O novo álbum de Flora Purim, “If You Will”, é tanto um olhar sobre o passado quanto um levantamento do presente.
Crédito...Arquivos Tom Copi/Michael Ochs/Imagens Getty
O novo álbum de Flora Purim, “If You Will”, é tanto um olhar sobre o passado quanto um levantamento do presente.

Certa vez, em um show de Miles Davis, Flora Purim estava sentada sozinha. Janis Joplin sentou-se ao lado dela e nasceu uma amizade. Ao se mudar para Nova Jersey, Purim descobriu que era vizinha de João Gilberto. Ele a convidou e a venceu no pingue-pongue. Em 1965, no Bar João Sebastião em São Paulo, Brasil, Purim foi instalado como cantor com uma banda chamada Sambalanço Trio; na bateria foi seu futuro parceiro, Airto Moreira. O acaso, pode-se dizer, desempenhou um papel descomunal em sua vida.

Mas habilidade - não sorte - foi o que fez de Purim uma estrela da cena do jazz dos anos 1970. Uma vocalista ágil e inventiva mergulhada no místico, Purim fez um estouro quase imediato quando se mudou do Brasil para Nova York em 1967. Depois de uma carreira malfadada com Stan Getz – por um lado, ela não queria cantar “ A Garota de Ipanema”, sentindo que pertencia a Astrud Gilberto – Purim tornou-se a vocalista do Return to Forever, a inovadora banda de jazz-rock-brasileiro-flamenco de Chick Corea.

Ao lado de Corea, Moreira, o baixista Stanley Clarke e o saxofonista Joe Farrell, Purim gravou clássicos do fusion como “500 Miles High” e “Light as a Feather”. Depois de se separar do Return to Forever no início dos anos 70, a ascensão de Purim foi ameaçada por uma condenação por drogas que a levou a uma prisão na Califórnia. Mas enquanto Purim estava atrás das grades, tanto George Duke quanto a banda Santana lançaram álbuns com seus vocais, e não muito depois de seu lançamento no final de 1975, ela assinou um contrato com uma grande gravadora com a Warner Bros. .

Seguiu-se o trabalho com Dizzy Gillespie e o baterista do Grateful Dead, Mickey Hart. As indicações ao Grammy vieram para os prêmios de 1986 e 1987, e a década seguinte viu o florescimento do Fourth World, um coletivo que incluía Moreira e o guitarrista brasileiro José Neto. Mas em termos de álbuns de estúdio, Purim ficou em silêncio depois de “Flora's Song” em 2005. A música volta na sexta-feira com “If You Will”, um álbum premente e luminoso com Moreira na percussão e uma música de Duke (“If You Will ”) e Corea (“500 Miles High”), ambas originalmente gravadas com Purim. O LP é tanto um olhar para o passado quanto um levantamento do presente, com o que Purim uma vez chamou de sua “abordagem brasileira bruta” ainda em vigor.

Inscreva-se no Boletim Louder   Fique por dentro do que há de mais recente em pop e jazz com resenhas, entrevistas, podcasts e muito mais dos críticos de música do The New York Times. 

Durante uma videochamada de duas horas de sua atual casa em Curitiba, Brasil, Purim, que completou 80 anos no mês passado, não deixou pedra sobre pedra, saltando da vida na estrada com um bebê para deixar a Cientologia para um sessão de estúdio com Carlos Santana. Estes são trechos editados da conversa.

Imagem
“Quando vi o que estava acontecendo com o mundo, senti que Deus não me deu o dom de cantar sem motivo”, disse Purim sobre seu retorno às gravações.
“Quando vi o que estava acontecendo com o mundo, senti que Deus não me deu o dom de cantar sem motivo”, disse Purim sobre seu retorno às gravações.
Crédito...Mel Gabardo
“Quando vi o que estava acontecendo com o mundo, senti que Deus não me deu o dom de cantar sem motivo”, disse Purim sobre seu retorno às gravações.

A fusão do jazz nos anos 70 era dominada por homens, para dizer o mínimo. Como você navegou nessa cena?

Eles apreciariam minha musicalidade. Eles me aceitariam como músico e garantiriam que eu soubesse disso. Uma vez, no Royal Festival Hall com a banda Dizzy Gillespie, eu sabia que eles iam fazer um vídeo daquele show em particular. Eu me certifiquei de que eu sempre usava calças. Linda calça de couro; tops agradáveis; bela maquiagem - mas minhas pernas nunca seriam expostas. Naquele dia, por algum motivo, por ser uma noite de gala, decidi colocar um vestido acima dos joelhos e salto alto. E enquanto eu entrava no palco, toda a banda começou a assobiar para mim. Eu podia morrer. Mas me mantive firme, fiz minha parte. Eu gosto de me mover e agitar e fazer. Com um vestido, não se sente muito bem, é muito constrangedor. E se você está vestindo calças, então você é legal.

Uma de suas músicas de assinatura, “Light as a Feather”, foi uma colaboração com Stanley Clarke. De onde veio a letra?

Eu escrevi as letras no meu caminho para Detroit, em um carro. Íamos tocar no Baker's Keyboard Lounge. Naquela época, eu fazia parte de uma coisa da Cientologia que Chick me colocou por um minuto. A palavra “claro” era muito usada em Scientology. Se você passar por algumas de suas aulas, há uma em que você segura duas latas e o E-Meter – que é mais como um detector de mentiras, sabe? Eles fazem perguntas simples no início. Mas se você mentir, você tende a segurar as latas com mais força, ou se mexer ou se mexer, e eles descobrem seu ponto baixo. E eu não gostei disso. Essa é uma das razões pelas quais eu parei imediatamente.

Você estava grávida durante a gravação do primeiro álbum Return to Forever. Como isso moldou a música?

Cantei até os seis meses de gravidez. A turnê foi uma agenda muito pesada. Estávamos no estúdio [para o segundo álbum do Return to Forever, “Light as a Feather”], e eu tive esse bebê. Nenhuma fêmea – apenas machos – e ninguém queria segurar o bebê. E o bebê estava começando a chorar. Então estou gravando “Light as a Feather”. Agarrei-a, dei-lhe o meu peito e comecei a cantar “Light as a Feather”. E eu quero que você saiba que eles não têm dentes, mas suas gengivas empurram para pegar o leite, e isso dói. E estou tentando não trazer dor ao meu canto. Mas eu suportei com ela no meu peito. E foi assim que gravei “Light as a Feather”.

Então você estava amamentando enquanto gravava essa música?

Não apenas isso. E então tivemos um compromisso de três semanas no Ronnie Scott's , em Londres. Eu estava cantando, e o dono do clube vinha na frente do palco e apontava para a boca dele, o que significava que o bebê no camarim estava chorando. E eu disse: “Joe, toque mais cinco refrões. Eu voltarei." [Risos] Eu não tinha berço nem nada. Então ela estava dentro de uma caixa de bateria, com travesseiros. Aos oito dias, Diana, que é minha fonte de inspiração hoje em dia, para tudo – música e tudo – ela estava fazendo sua estreia no Ronnie Scott's.

Imagem
A partir da esquerda: Airto Moreira, Purim e Hermeto Pascoal em Nova York.
A partir da esquerda: Airto Moreira, Purim e Hermeto Pascoal em Nova York.
Crédito...Arquivo Hulton, via Getty Images
A partir da esquerda: Airto Moreira, Purim e Hermeto Pascoal em Nova York.

Você apareceu em álbuns de Carlos Santana e Mickey Hart do Grateful Dead. Você estava acompanhando o rock nos anos 60 e 70, e o que artistas como eles estavam fazendo?

Eu não estava no mundo do rock, mesmo sabendo quem era Carlos. Mas eu não ouvia muito a música dele. Ele costumava ir ao Keystone Korner [clube de jazz em San Francisco], quase todas as noites, e sentar lá – nem mesmo falar com ninguém, talvez alguns músicos com ele – e assistir ao show. No final da primeira semana, ele esperou até que o segundo set terminasse e se aproximou de mim e disse: “Ouça, estou fazendo um disco e ficarei honrado se você e Air vierem tocar”. E eu disse: “Carlos, são 4 horas da manhã”. “O estúdio está aberto para mim.” “Ok, vamos.”

Mesmo quando você não estava fisicamente no Brasil, isso estava presente em sua música.

Saí do Brasil por causa do golpe militar. Mas o Brasil nunca me deixou. Aqui, sabe? [Aponta para o coração.] É algo que não consigo explicar. Há uma palavra que não tem tradução, chama-se saudade. E eu canto uma música sobre isso. Eu digo: “Saudade não tem tradução se você nunca sentiu”. Saudade significa “saudade sentida”. Você nunca perde as coisas ruins. Tudo o que você sente falta são as coisas boas.

Você fez uma longa pausa entre este álbum e o último. Quando você estava gravando “If You Will”, você sentiu um novo senso de propósito ou criatividade?

Quando vi o que estava acontecendo com o mundo, senti que Deus não me deu o dom de cantar à toa. Acho que ele tinha algo em mente. Eu deveria ajudar. E não posso mais me omitir do que está acontecendo no mundo. Então, eu vou levá-lo no tranco, e eu vou voltar.

Comentários

Postagens mais visitadas