Vocalise - Tudo é coisa musical (2004)

eth Dau, Fabíola Farias, Ivan Azevedo, Márcio Monteiro, Marcus Aurélius — Cinco vozes deliciosas; um álbum de estreia impressionante. O Tudo É Coisa Musical da Vocalise tem tudo a ver com música, como o próprio título diz, e o álbum exibe um vigor raro e novos arranjos utilizando todo o alcance vocal desses cinco talentosos vocalistas. O título do álbum é um link direto para Hermeto Pascoal, que é um convidado de destaque entre uma lista estelar de outros músicos brasileiros. A história do grupo é simples e direta. Todos os cinco membros têm raízes no treinamento coral clássico. Estudando com Solange Pinto Mendonça e cantando em diferentes grupos corais, o conjunto acabou se reunindo no Harte Vocal. A rotina de aquecimento antes dos ensaios os levou a formar o Vocalise, um pequeno grupo coral. Desse pequeno grupo, Vocalise finalmente acabou na atual formação de cinco membros: duas vozes femininas e três masculinas. Provando sua criatividade, a Vocalise presta atenção em todos os detalhes desta produção, começando pela saborosa lata preta que contém o CD e encarte. Ivan Azevedo é o diretor musical e arranjador do grupo para quase todas as faixas, mas Vocalise também conta com arranjos de Célia Vaz, Lincoln Andrade e Vicente Ribeiro. Entre a longa lista de convidados especiais desta gravação, encontramos Adriano Giffoni, Carlos Malta, Célia Vaz, Chiquito Braga, Dalmo C. Mota, Daniela Spielmann, Hermeto Pascoal, Yuri Popoff, Wanda Sá e alguns outros. VocalizarA Vocalise está causando um grande alvoroço no 8º Prêmio Anual Visa da Música Brasileira, edição vocal. Como um de seus finalistas, o grupo tem todos os motivos para estar velejando alto. Tudo É Coisa Musicalé a prova disso. A abertura do álbum, “Prelúdio”, parece mostrar o aquecimento do grupo. A mistura de vozes e harmonias é de fato um belo prelúdio para o que está por vir. Temos então Hermeto Pascoal falando sobre fazer música com utensílios domésticos. Em particular, esta introdução falada de um minuto e meio nos encontra ouvindo Pascoal falando sobre um urinol como instrumento musical e depois indo para a cozinha, que é o coração de uma casa, diz ele. Ele termina dizendo a Vocalise para vocalizar em casa com uma chaleira de chá com o que eles quiserem usar. “O mundo precisa ser vocalizado”, diz Pascoal. Então ouvimos um arranjo incrivelmente animado de “Chá de Panela” de Guinga e Aldir Blanc. O próprio Pascoal acrescenta uma miríade de sons que extrai de uma chaleira, de um frasco de remédios e até do pano de sua camisa. A pista é simplesmente mágica. Outro convidado segue com “Revendo Amigos”. Wanda Sá adiciona um solo quente e fascinante em cima da rica tapeçaria vocal que Vocalise cria. Uma das características surpreendentes de todo o álbum é a variedade de sons e harmonias vocais que Vocalise exibe de uma faixa para outra sem perder a homogeneidade do álbum. Os vários convidados são preciosos. O acompanhamento do violão de 12 cordas de Dalmo C. Mota em “A Ponte”, por exemplo, é parte tão intrínseca do arranjo quanto os vocais. Outra grande reviravolta nesse arranjo é a inclusão de zabumba, ganzá e triângulo na segunda metade do arranjo, transformando a música em um forró animado. Na versão a cappella de “Choro Bandido”, Vocalise se destaca mais uma vez. Novamente, em um contraste dramático, a adição do sax soprano de Daniela Spielmann em “Música das Nuvens e do Chão” é simplesmente lindo. O tom melancólico misturado com as vozes se mostra muito eficaz. E essa mesma eficácia se repete em “Mantiqueira”, só que desta vez o sax soprano de Carlos Malta e o baixo de Adriano Giffoni são as estrelas. Excelência, arte, artesanato. Vocalise envolve todas essas qualidades em seu álbum de estreia. Você pode ouvir amostras de Tudo É Coisa Musical aqui. Vá e descubra por si mesmo quão rico é o som do Vocalise.

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